quarta-feira, 14 de setembro de 2016

O mau hálito ( halitose) : uma assunto desconcertante.


Você já foi surpreendido por alguém que disse que sentiu um cheiro ruim no seu hálito?
Tenho certeza que sim. Talvez você tenha até perdido namorada/o ou uma vaga de emprego por este simples motivo .
Este assunto delicado é um assunto embaraçoso para muitas pessoas, mas temos que enfrentá-lo.
Precisamos falar sobre ele pois somos seres humanos e estamos predispostos a várias situações causadoras desta entidade clínica
Halitose vem do latim halitu que significa ar expirado e ose: alterado.

É um problema tão antigo quanto a origem do homem. Estudos mostram que 40% da população mundial tem ou já teve .
Temos descritos mais de 50 causas de halitose e precisamos desmitificar que não é o estômago a principal causa do mau hálito como muitos pensam.
Somente médicos gastroenterologista, otorrinolaringologistas e dentistas bem treinados poderão ajudar os pacientes em solucionar o problema.

Existem causas orgânicas como: cáries, doenças gengivas, lesões e até mesmo cânceres bucais como causas de origem bucal.
Doencas de vias aéreas superiores como sinusites, faringites e amigdalites como prováveis causadores, sendo o casem ( restos alimentares presos nas amígdalas ) um dos principais causadores.
Doenças renais, hepáticas ou metabólicas como o diabetes têm cheiros característicos no ar expirado pelo paciente e profissionais bem treinados são capazes de distingui-los .
Pire o mais comum de tudo são as alterações fisioligicas( funcionamento): halitose matutina( a escovação matinal já resolve), longos períodos de jejum, alterações da língua ( camada espessa chamada saburra lingual) , até mesmo exercícios muito vigorosos.
Vários alimentos eliminam odorivetores( cheiro característico) sendo o campeão o alho. Alguns medicamentos também exalam cheiro característico.
A higiene oral deve ser rigorosa e assistida principalmente na infância pois os pequeninos não a fazem por completo.
Devemos usar raspadores específicos para a língua ou usar a própria escova de dente com cuidado e não esquecer o fio dental para retirar restos entre os dentes.
A boa alimentação previne e ajuda na limpeza de restos alimentares bucais como o simples comer uma deliciosa maçã .
Você pode aumentar a ingestão de água para o bom funcionamento das glândulas que produzem saliva .
Veja alguns alimentos que ajudam a evitar o mau hálito .
Alimente-se bem , cuide da sua boca e doenças de base como o diabetes, pois somente aquele famoso comercial em que a moça cai nos braços do moço depois do enxaguatório bucal é fantasioso e precisamos de medidas definitivas e não somente temporárias.
Um abraço e um hálito fresquinho da Dra Fabiana.

Fotos : retiradas da internet .

Nenhum comentário:

Postar um comentário